No Brasil o Câncer de próstata é o segundo mais comum em homens, fica atrás apenas do câncer de pele, e por tanto merece uma atenção redobrada em seus cuidados. A prevenção é o melhor meio de se evitar essa doença terrível que afeta homens de meia idade.
A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides, liberado durante o ato sexual. (fonte: INCA)
Atualmente existem duas maneiras de se descobrir esse tipo de câncer, o mais comum é pelo exame de sangue, PSA, e o outro é por exame de toque, este feito pelo médico especialista. O câncer quando descoberto em estágio inicial não causa grandes problemas, mas se estiver em estágio avançado, este se torna altamente perigoso e de tratamento complicado.
Devido aos riscos envolvidos, atualmente se recomenda que os homens realizem exames preventivos a partir dos 50 anos, mas deve ser feito antes, por volta do 45 anos, em pessoas com parentes que já tiveram problemas de próstata.
O Homelabs realiza exames de PSA, popularmente conhecidos como “exame de próstata”. Na nossa página você encontra instruções de como fazer o exame (Clique aqui). Lá você também pode entrar em contato e solicitar orçamento.
Olá bom dia! Meu esposo passou mal e foi para um hospita. Chegando lá ele estava inconsciente e tiveram que passar a sonda na uretra e não conseguiram.sangrou mto. Pq isso pode ter acontecido? Ele já fez uma cirurgia de próstata há uns anos atrás . Fez a retirada do tumor que não era maligno. Isso pode voltar? Desde já agradeço pela atencao
Olá Maria! A próstata para o homem é um problema constante, e é complicado entender o que se passa com o seu marido sem um acompanhamento. Mas uma informação que pode ajudar no entendimento do problema do seu marido é: Ele fez os exames, em especial o de psa, após a recuperação da cirurgia?
fez mais algum exame de suporte ao diagnóstico?
A próstata é um órgão problemático e deve ser monitorada constantemente, é o que eu alerto nessa matéria.
Qualquer dúvida entre em contato. Grande abraço!