Uma aspirina a cada 3 dias evita infartos e AVC

Os benefícios do uso diário da aspirina são bem conhecidos, elas são prescritas pelos médicos para pacientes que sofrem de hipertensão , problemas cardíacos ou problemas circulatórios, justamente com o objetivo de evitar o AVC, e os infartos. Porém o tratamento com AAS, causa alguns efeitos negativos, dentre eles a agressão ao estomago.

Um estudo brasileiro lançou uma luz sobre o assunto. Nele os pesquisadores concluíram que o uso de AAS a cada 3 dias produzia a mesma proteção que quando tomado diariamente, e com a vantagem de reduzir a agressão e o possível sangramento no estômago.

Aspirina previne infartos e AVCs.
Aspirina: uma arma contra os infartos e AVCs.

Como funciona a Aspirina na prevenção de infarto e AVC?

A aspinira é o nome comercial do Ácido acetil salicílico ou AAS, este inibe a ação da enzima cicloxigenase (COX). Nas plaquetas, isso diminui a produção de tromboxano, um tipo de lipídeo que favorece a agregação plaquetária. Por essa razão, na linguagem popular, costuma se dizer que o AAS “afina” o sangue, ou seja, diminui a probabilidade de formação de coágulos que podem obstruir o fluxo sanguíneo.

Por outro lado, na mucosa gástrica, a inibição da enzima COX diminui a produção de prostaglandinas – substâncias lipídicas que protegem o estômago e o intestino.

O resultado do estudo prova o ponto sobre o uso mais racional do AAS, e é uma esperança de um tratamento mais seguro para as pessoas que já fazem uso contínuo. Para maiores informações converse com o seu médico e farmacêutico, é sempre importante lembrar que não se deve fazer fazer a auto medicação, isto pode trazer riscos, mesmo em se tratando da aspirina, que pode em algumas pessoas causar reações perigosas, especialmente para pacientes com suspeita de dengue, zika ou chikungunia.

Fonte: revista exame

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *