A redução de peso e o consequente emagrecimento, são um sonho de consumo de muitas pessoas. Todos conhecem os princípios básicos para atingir esse objetivo, como a boa dieta e exercícios, mas existem aqueles que mantém a esperança de que a ciência vai descobrir uma solução para continuar comendo de tudo e não ganhar peso, algumas pessoas acreditam que essa “solução mágica” existe e se chama cirurgia de redução de estômago (cirurgia bariátrica), mas o que é verdade e o que se pode esperar dessa cirurgia?
Vamos abordar aqui o pós operatório, baseado num estudo científico que pesquisou como ficou o peso das pessoas após a cirurgia.
O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP acompanhou, por cinco anos, 24 pacientes que fizeram cirurgia para redução do estômago. Todos eles perderam peso nos primeiros dois anos, 14 mantiveram o peso depois disso, dez voltaram a ganhar peso. Os pesquisadores descobriram que uma das causas para esse aumento de peso foi a mudança na produção de um hormônio produzido pelo nosso intestino.
A explicação para o ganho de peso após a cirurgia, foi a redução de um hormônio intestinal, mas é sabido também que há uma forte influência na maneira de pensar do paciente, já que alguns pacientes pensavam que a cirurgia bastaria para reduzir para sempre o peso, sem necessidade do controle da alimentação e exercícios, o que não é verdade.
“Quando eu fiz a redução do estomago, eu achei que eu jamais fosse voltar a engordar e que eu poderia comer de tudo. Não preciso fazer mais nada, porque vou ficar magra para o resto da vida”, afirmou a pedagoga Camila Tomaiolo.
O que já se sabe com certeza é que os bons hábitos alimentares , aliados aos exercícios físicos, contribuem muito para manter a paz com a balança.
Em resumo, a cirurgia é um importante aliado na redução de peso e ainda tem benefício de reduzir o risco de diabetes, mas ela sozinha não faz milagres, é preciso manter uma harmonia, entre a boa alimentação e atividade física, essa combinação tem como resultado o bem estar físico e mental.
Para assistir o vídeo e a matéria na integra clique aqui.
Boa tarde a todos.
Venho aqui deixar a minha satisfação com a relação a cirurgia bariátrica.
Já se passaram mais quase 4 anos da minha cirurgia.
Eu pesava 162 quilos e já apresentava os primeiros problemas de saúde provenientes da obesidade mórbida.
Com medo da morte eminente, foi obrigado a procurar ajuda, pois já tinha feito de tudo para emagrecer e não tinha tido sucesso.
Com a cirurgia bariátrica consegui eliminar 60 quilos em um ano.
Hoje, após todos esses anos tive um aumento de peso de 11 quilos mas não são todos de gordura, ganhei massa muscular pois estou malhando pesado para manter o peso.
Portanto estou pesando hoje 110 quilos.
Não me arrependo de ter feito a operação. E acredito que ela salvou a minha vida.
Pois não tenho mais nenhum problema de saúde. Com 42 anos de idade. Me sinto jovem e com muita disposição.Podendo realizar tarefas físicas que não podida fazer desde a idade de 20 anos, quado já pesava mais de 140 quilos.
Portanto. Se você tem obesidade mórbida e não consegue emagrecer por nada nessa vida. Agradeça a Deus por existir essa cirurgia. E corra atras para cuidar da sua saúde.
Feliz Natal para todos.
Att. Raphael José
Obrigado Rafael! Foi importante seu depoimento aqui nessa matéria.